TESTE DO PEZINHO

FOTO: SISI TEREZIN

O Teste do Pezinho é um exame de realização obrigatória em todos os recém-nascidos brasileiros. Ele é extremamente relevante na identificação de determinadas doenças genéticas logo nos primeiros dias de vida do bebê, aumentando, assim, as chances de diagnóstico precoce destas patologias e, consequentemente, a busca mais rápida pelo tratamento adequado.

Com a rápida identificação feita pelo Teste do Pezinho, as chances da criança desenvolver problemas graves de saúde causados pela doença indicada diminuem, permitindo que ela tenha mais saúde e qualidade de vida.

Esse teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e é importante realizá-lo entre o segundo e o terceiro dia de vida para diagnóstico precoce.  Também conhecido como triagem neonatal, o exame permite identificar doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança.

O teste do pezinho visa obter o diagnóstico precoce, para o acompanhamento e realização do tratamento adequado para 6 doenças:  hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cística e doenças que afetam o sangue.

O teste do pezinho é realizado em todos os bebês atendidos pela equipe no Parto Domiciliar Planejado. Ele também é feito nos bebês nascidos no hospital que tiveram alta hospitalar antes de 48 horas de vida (por opção da família).