Siga-nos nas redes sociais!

O contexto atual do nascimento e do Parto Domiciliar no Brasil – O que motiva a escolha?

Cada vez mais está chegando ao conhecimento das famílias que o parto em casa é tão seguro quanto hospitalar (e muitos vezes, até mais seguro), baseado em planejamento, estudos científicos, protocolos de saúde sérios e oferecido por equipes capacitadas e experientes.

No ambiente do domicílio, a proporção de equipe por gestante é o dobro: 2 ou 3 enfermeiras para 1 mulher. A equipe é atualizada, capacitada e instrumentada com tudo o que é necessário ao suporte, no caso de intercorrências, para a mãe e para o bebê. ?

A literatura cita que a fuga das rotinas hospitalares, como: as intervenções desnecessárias para o binômio mãe e bebê, o medo da coação pelos profissionais da saúde, a perda da autonomia e o conceito do parto visto como doença (modelo tecnocrata e biomédico), são alguns dos motivos para se optar pelo Parto Domiciliar, o qual respeita o processo fisiológico do parto e natural do corpo feminino. ?

Além disso, há relatos da necessidade de um ambiente tranquilo, calmo e acolhedor para parir, algo que muitas vezes o ambiente hospitalar não possibilita. Preparar o ninho e todo o emocional que o momento exige, além de ouvir relatos de outras mulheres, também surgem como motivos fortes para a tomada de decisão do seu local de parir. ?

Outro destaque é o VÍNCULO: passar por um #partodomiciliar torna-se algo transformador para mãe e para todos a volta.

Um parto bem assistido, planejado e com uma equipe capacitada, tem ganhado espaço no coração das famílias. Para que estas possam vivenciar, de forma humana, respeitosa e segura, um dos momentos mais significativos, da sua vida! ☀