Imagem ALINE ADRIANA CALÇA

ALINE ADRIANA CALÇA

Enfermeira (1998 UNIOESTE)/ Enfermeira Obstetra (2001 UFPR)

Meu interesse pela obstetrícia iniciou na graduação de Enfermagem e Obstetrícia na UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) – Cascavel/PR em 1998. Em 2000, me especializei em Enfermagem Obstétrica pela UFPR. Durante a especialização, fiquei admirada e apaixonada pelo atendimento humanizado dos partos da Enf. Obstetra Shunaida Sonobe e disse a ela que quando engravidasse, que gostaria que ela atendesse meu parto.  Em 2003, Breno nasceu de parto natural e Enzo em 2008, também de parto natural (na água), assistidos pela Enf. Obstetra Shunaida. De 2001/2008 trabalhei em várias maternidades no atendimento ao nascimento; por 4 anos atuei na assistência pré-natal e pós-parto na Prefeitura Municipal de Curitiba. Minha atuação no Parto Domiciliar Planejado se deu pela busca das mulheres ao seu direito de escolher o local do parto, quando em 2010 eu e um grupo de Enfermeiras Obstetras fomos procuradas e corajosamente junto com a Adelita e a Maria Rita foi iniciado o trabalho do Grupo Luar, no qual atuei por quase 5 anos. Atualmente sou Enfermeira Obstetra na Maternidade Bairro Novo e no Quatro Apoios – Parto Domiciliar Planejado,

Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem ALYNI CRISTINY DOBKOWSKI

ALYNI CRISTINY DOBKOWSKI

Enfermeira (2013/UFPR)/ Especialista em Saúde da Mulher (2016/UEL)

A admiração pelo cuidado com a saúde do outro me acompanha desde pequena. Acredito que surgiu das vezes que acompanhava minha mãe no seu trabalho, como recepcionista de um hospital de Curitiba, e por vezes me encontrava espionando o atendimento da equipe. Quando um pouco mais moça, comecei a me interessar pela área de Saúde da Mulher e pediatria, e aos 15 anos consegui um estágio como “aprendiz” na recepção da Maternidade do Hospital do Trabalhador. Em uma bela sexta-feira de feriado, liguei na maternidade e perguntei ao médico se ele me deixava matar a curiosidade e assistir um parto no seu plantão e a resposta foi positiva. De toda forma possível, naquele dia, eu passei a pensar muito sobre aquele universo.

Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem CIBELE DOMINGUES PRADO DA LUZ

CIBELE DOMINGUES PRADO DA LUZ

Enfermeira (2001 TUIUTI) / Certificação no curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno (2008 MINISTÉRIO DA SAÚDE) / Enfermeira Obstetra (2015 UNINTER)

Desde a graduação meu interesse sempre se voltou à Saúde da Mulher e da Criança, onde realizava estágios voluntários no Hospital do Trabalhador nas Unidades de Pediatria e Maternidade. Após me formar fui diretamente participar de processos seletivos nessas áreas, onde sempre era contratada e recebia melhores propostas e aceitava os desafios e novos aprendizados. Tive contato com o cuidado à pacientes em clínica médica/cirúrgica, mas aí entendi que realmente esse não era o meu perfil. Durante minha passagem pela Maternidade do Bairro Novo, conheci a Aline Calça. Já de imediato a empatia foi recíproca, ela atuando no Centro Obstétrico e eu no Alojamento Conjunto da Maternidade, e com o passar do convívio a admiração profissional também foi crescendo. Acompanhando sua atuação como enfermeira obstetra, sendo reconhecida e respeitada pela equipe de enfermagem, isso me trazia uma vontade de aprender com o perfil de liderança que ela transmitia. Sem falar no respeito e amor com que realizava o cuidado as mulheres em Trabalho de Parto, Parto e Puerpério.

Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem Karen Estevam Rangel

Karen Estevam Rangel

Enfermeira Obstétrica Karen, profissional da saúde desde 2009. Enfermeira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC – PR) em 2014. Enfermeira Obstétrica formada pelo Programa de Residência pela FEAES na Maternidade Bairro Novo – Curitiba PR. Realizou cursos e aprofundamentos como: Curso Livre de Aprofundamento no Parto Domiciliar, ministrado pela Parteira Mexicana Naoli Vinaver. Curso ALSO Brasil – Suporte de Avançado de Vida em Obstetrícia. Curso de Reanimação NeoNatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Curso e aprofundamento em Aromaterapia pela Terra Flor e Phitoterapyca. Entre outros. Atualmente trabalho com o Parto Domiciliar Planejado e em uma Maternidade Pública na Cidade de Curitiba. É uma honra poder acompanhar o processo de gestar e parir e maternar, ver uma família crescer, se construir, se descobri e se resignificar. Acredito no verdadeiro sentido do nascer, precisamos sentir e entender a importância do nascimento, não apenas para o bebê mais sim para todos aqueles que estão envolvidos. E isso é possível por meio da empatia, respeito e muita evidência científica. Após um nascimento nunca mais somos as mesmas, a cada bebê e família assistida algo novo se constrói ou altera algo já existente. Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem Larine Mello

Larine Mello

Formada pela PUCPR e Residência em Enfermagem Obstétrica

Enfermeira formada pela PUCPR, possui residência em obstetrícia pela FEAES/Maternidade Bairro Novo, especialização em Urgência e Emergência em transporte aeroméco pela CENSUPEG, Mestrado em Bioética com pesquisa na linha de humanização, autonomia no processo de parto e planejamento familiar. Atuei como enfermeira em uti neonatal por 2 anos adquirindo experiência do atendimento ao recém nascido de risco. Atualmente atuo como professora de emergências neonatais, emergências clínicas e emergências obstétricas na formação de enfermeiros e demais profissionais da área da saúde. 
Meu caminho na obstetrícia começou a ser trilhado na graduação, quando notei que minha forma de ver o nascimento era diferente do que muitos viam ou como se citava nos livros. Tive professoras que mostraram outro lado da obstetrícia, o lado que vê a mulher como protagonista, o lado que não vê o nascimento como um processo patológico e sim algo próprio da natureza humana. Então sem mais, ingressei na residência, onde esse mundo se abriu ainda mais pra mim. Acredito que o nascimento deixa marcas na vida de todos os envolvidos para sempre e cabe a nós profissionais, proporcionar que essas marcas sejam de amor e fortalecimento.  Acredito na assistência baseada em evidências, acredito na autonomia da mulher, acredito na força e no poder do corpo feminino.
“Não se trata de humanizar as pessoas, humanos somos todos, o que precisamos é humanizar as relações!”
Imagem leia mais