Imagem ALINE ADRIANA CALÇA

ALINE ADRIANA CALÇA

Enfermeira (1998 UNIOESTE)/ Enfermeira Obstetra (2001 UFPR)

Aline Calça, Enfermeira Obstetra há 19 anos e com mais de 3.000 partos no seu currículo! Fundadora do grupo Quatro Apoios e uma das pioneiras em Parto Domiciliar Planejado aqui em Curitiba, atua na assistência à mulher, à família e ao nascimento. Com sua liderança e forte experiência, faz um dos maiores grupos de parto domiciliar planejado criar um legado, fazendo a diferença na vida de tantas mulheres, famílias e bebês! ❤️

“Meu interesse pela obstetrícia iniciou na graduação de Enfermagem e Obstetrícia, na UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel/PR), em 1998. Em 2001, me especializei em Enfermagem Obstétrica pela UFPR.

Sou casada e meus 2 filhos nasceram de parto natural: Breno em 2003 e o Enzo em 2008 (na água), assistidos pela Enfermeira Obstetra Shunaida. De 2001 a 2008, trabalhei em várias maternidades no atendimento ao nascimento, na assistência pré-natal e pós-parto. Uma curiosidade sobre mim? Adoro andar de bicicleta... e estar em contato com a natureza! 🚵‍♀️🌿🌺

Minha jornada na assistência humanizada e respeitosa se deu pela busca das mulheres ao seu direito de escolher o local onde gostariam de parir. Em 2010, eu e um grupo de enfermeiras obstetras embarcamos, de forma pioneira aqui em Curitiba, em uma assistência ao parto em casa, atendendo ao pedido de uma mulher. E foi após essa experiência que tudo fez mais sentido: nascia o Grupo Luar, que atuou por 5 anos... e dele, nasceu a Equipe Quatro Apoios, que em 2020 completa 5 anos! 🎉

Quando fundamos o grupo @quatroapoios, nosso trabalho se transformou em uma grande missão de vida: levar assistência de qualidade às famílias, com um parto domiciliar seguro, respeitoso, com embasamento científico, atendimento individualizado e integral. Olhando realmente para às necessidades das mulheres, bebês e família, durante a gestação, parto (domiciliar ou pré-hospitalar) e pós-parto (puerpério e amamentação).

 
Para mim, partejar é simplesmente um universo onde cada história, cada nascimento me faz compreender, todos os dias, a singularidade e a capacidade do ser humano... me trazendo a certeza do caminho escolhido e agradecendo a Deus por me permitir viver essa linda missão!”.
Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem ALYNI CRISTINY DOBKOWSKI

ALYNI CRISTINY DOBKOWSKI

Enfermeira (2013/UFPR)/ Especialista em Saúde da Mulher (2016/UEL)

Meu nome é Alyni Dobkowski, sou mãe do Bernardo e pude viver a grande experiência de ver o meu filho nascer em casa, assistida pela Equipe Quatro Apoios! Sou Enfermeira por formação e Enfermeira Obstétrica por escolha e amor. Formada em 2013, pela Universidade Federal do Paraná onde, desenhei meus primeiros passos na atenção à saúde da mulher e da gestante.

Em 2014 iniciei a minha primeira especialização no modelo de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher, contemplando pouco mais de 5.700 horas de trabalho e estudos em diversos segmentos relacionados a saúde da mulher e da gestante, desde a atenção primária até a hospitalar.

Tudo isso pela Universidade Estadual de Londrina, recebendo o título de Enfermeira Especialista em Saúde da Mulher em 2016. Ainda nesse ano, após finalizar a residência, iniciei a pós-graduação em Enfermagem Obstétrica, pela Universidade Positivo, em Curitiba, cujo foco era voltado especificamente para esse período peri natal. Além disso, durante essa trajetória realizei cursos em aleitamento materno, urgências e emergência obstétrica e práticas integrativas de atenção a gestante, parturiente e puérpera.

Desde que me tornei mãe, aprendi a entregar-me para um Universo às escuras, onde não há manual de instrução e não há quem nos ensine mais do que o nosso próprio filho. É entender o sentido da palavra amor! 💞 E é inspirada nesse amor que venho construindo minha missão de vida, como pessoa, como profissional, como mulher e como mãe!

Já acumulo mais de 450 partos na minha carreira como profissional da saúde! E, atualmente, atuo como enfermeira obstétrica em uma maternidade pública de Curitiba, cujo modelo integra uma assistência humanizada ao nascimento. Mas foi em 2016 que iniciei meus primeiros acompanhamentos de Parto Domiciliar Planejado, como integrante da Equipe Quatro Apoios e, desde então, sigo nesse caminho, acreditando na potência fisiológica do corpo feminino, nessa filosofia de vida, amor, técnica e cientificidade.

Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem Karen Estevam Rangel

Karen Estevam Rangel

Meu nome é Karen e atuo como profissional da saúde desde 2009. Sou Enfermeira formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2014; e Enfermeira Obstétrica formada pelo Programa de Residência (FEAES) na Maternidade Bairro Novo – Curitiba/PR.

Sou casada e mãe do Francisco, nosso tesouro e amor maior! Uma curiosidade sobre mim? Eu amooo comer miojo com maionese....😅... e odeio assistir filmes de terror, porque tenho pesadelos para sempre! 🙈 Brincadeiras a parte, eu amo o sol, areia e mar! 🏖 Depois que me tornei mãe, vivo intensamente em uma montanha russa.. 🎢 onde o medo e o frisson andam juntos; posso andar várias vezes, e mesmo assim terei uma sensação diferente em cada uma delas!

Algumas das minhas formações incluem: Curso de Aprofundamento no Parto Domiciliar, ministrado pela Parteira Mexicana Naoli Vinaver; ALSO Brasil – Suporte de Avançado de Vida em Obstetrícia; Reanimação NeoNatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Estudei também Aromaterapia, pela Terra Flor e Phitoterapyca.

Atualmente, trabalho com o Parto Domiciliar Planejado, como integrante da Equipe Quatro Apoios e como Enfermeira Obstétra em uma Maternidade Pública, aqui em Curitiba. Também leciono como professora convidada no curso de Pós Graduação em Obstetrícia, no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica, do Complexo Hospital do Trabalhador.

Desde que comecei, percebo a grande honra que é poder acompanhar o processo de gestar, parir e maternar. Ver uma família crescer, construir-se, descobrir-se e ressignificar-se. Acredito no verdadeiro sentido do nascer: precisamos sentir e entender a importância do nascimento, não apenas para o bebê e sim para todos aqueles que estão envolvidos – mulher, família, sociedade, humanidade. E isso é possível por meio da empatia, amor, respeito e muita evidência científica. 💙

Nessa jornada onde já acompanhei mais de 400 partos e percebo que após cada nascimento, nunca mais somos as mesmas pessoas - a cada bebê e família assistida, algo novo se constrói em nós... ou se altera algo já existente. Um mistério! 🙏🏻

 
Estar ao lado de mulheres nesse momento tão singular e desafiador para a família e, especificamente, para as mães, me transforma e me renova, a cada experiência. É tanta força e fé, que muitos nem imaginam quanta luz transcende pelo corpo delas e chega até nós. É um presente! 💝
Imagem leia mais

Imagem linha
Imagem Larine Mello

Larine Mello

Formada pela PUCPR e Residência em Enfermagem Obstétrica

Eu sou a Lari, Enfermeira formada pela PUC-PR. Sou paulista do interior do estado, de uma cidade bem pequena chamada Ribeira. Mudei-me para Curitiba aos 17 anos, após ganhar uma bolsa de estudos. Na época, era tudo muito novo e eu com meu sotaque do interioorrr... rsrs passei alguns perrengues para me adaptar, mas Curitiba me acolheu muito bem.

Viver longe da família nunca foi fácil, mas aqui em Curitiba meus amigos se tornaram minha família e Deus na sua infinita bondade, sempre colocou pessoas maravilhosas ao meu lado, para tornar minha jornada mais leve. No meu tempo livre adoro me reunir com os amigos, com a família e cozinhar para todo mundo.

Na graduação, como boa neta de parteira que sou, sempre tive aptidão para saúde materno e infantil além de um pezinho na área de urgência e emergência que também achava incrível. Tive professores maravilhosos em todas as áreas, mas a obstetrícia acabou sendo minha escolha. Com exemplo de professoras que atuavam na linha de atendimento humanizado fui me deslumbrando pelo mundo do parto e decidi, no meu segundo ano da graduação, que essa seria a minha carreira.

Após concluir a graduação, me candidatei a Residência em Enfermagem Obstétrica na Maternidade Bairro Novo, lá foi onde o mundo da assistência humanizada floresceu pra mim, aprendi com enfermeiras incríveis a arte de partejar e de receber uma vida com respeito e dignidade e foi assim, durante as quase 6 mil horas dedicadas a obstetrícia nos dois anos da minha residência.

Ao concluir a Residência, iniciei com atendimentos ao pré-parto hospitalar e concomitante trabalhava na assistência em uma UTI neonatal. Em agosto de 2018, mais um sonho se tornava realidade: ingressar no mestrado, pois ser professora era um dos grandes desejos do meu coração. Para poder formar pessoas com embasamento científico e um olhar atento para humanização, a área escolhida foi a Bioética, uma área maravilhosa onde me senti livre para realizar pesquisas na linha da humanização e defender a assistência que acredito.
 
A partir da residência comecei a lecionar em instituições como convidada, como a PUCPR e Universidade Positivo, na formação de enfermeiros e especialistas em obstetrícia e em urgência e emergência. Por ter muita afinidade com a área de emergência também atuei na formação de profissionais bombeiros e socorristas nas disciplinas de emergências clínicas, obstétricas e neonatais nas instituições CADENAS e Força Vital.
Hoje sou a mais nova integrante da Equipe Quatro Apoios! Para mim é uma honra fazer parte desse legado e aprender tanto com esse grupo! Sempre admirei o trabalho pioneiro da equipe e me senti muito prestigiada ao ser convidada pela Aline Calça que foi minha professora na residência e alguém me ensinou muito do que sei.
 
Ao longo desses quatro anos de assistência foram mais de 400 famílias atendidas. Além da Assistência ao parto, há 3 anos atuo com consultoria em aleitamento materno sendo mais de 600 horas de atendimento em domicílio. Atender mulheres e famílias é uma grande responsabilidade: as marcas que deixamos na história deles serão eternas, e é por isso que acredito na assistência humanizada, com carinho, afeto, integralidade e individualidade. Atender parto para mim é um privilégio.

Ser enfermeira obstetra é ser o apoio que a mulher precisa em um momento tão vulnerável; é olhar nos olhos dela e saber exatamente o que ela precisa, é cuidar de cada uma, no seu íntimo com muito respeito, exaltando a força que o corpo feminino tem para dar conta de todos esses processos e estar ali numa retaguarda, sustentando ela pelo caminho da maternidade, recebendo uma vida com o calor e a dignidade que todo ser humano precisa.
Imagem leia mais